Programa de Gerenciamento de Resíduos Em Farmácia

PGRSS (Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde), é um programa para estabelecer e padronizar o conjunto de procedimentos adotados pela farmácia/drogaria, que visam o correto manejo e gerenciamento dos resíduos gerados no estabelecimento.
   
        O PGRSS é um documento que deve ser elaborado de forma compatível com as normas locais relativas a manuseio, coleta e transporte. Ele aponta e descreve as ações que devem ser tomadas em relação ao manejo dos resíduos, observando-se as suas características no âmbito do estabelecimento, e levando-se em conta a geração dos mesmos, segregação, acondicionamento, coleta interna, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, sempre prezando à proteção à saúde pública e segurança ocupacional do pessoal envolvido nas etapas do gerenciamento destes resíduos.
 


       A elaboração do PGRSS exige uma análise quali e quantitativa de cada resíduo gerado no estabelecimento, e a organização da forma correta de manuseio e tratamento, da geração até as etapas finais da destinação destes resíduos.
 
       O PGRSS baseia-se na resolução da Anvisa – RDC 306 e do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA 358.
 
De acordo com o que está estabelecido na Resolução, o PGRSS não acarreta custos adicionais às empresas que o implantam, pelo contrário, quando uma empresa passa a adotar as boas práticas na sua rotina, irá até economizar , pois poderá diminuir a quantidade de resíduos gerados.
 
       Oferecemos aqui um modelo de PGRSS, que é obrigatório para farmácias e drogarias, para que sua empresa possa se basear, estabelecendo normas no gerenciamento e destinação dos resíduos gerados.



kit completo como montar uma farmácia